Pular para o conteúdo

O Caudilhismo, justicialista e messiânico, ataca pregando a luta de classes.

27/09/2012

Recebo uma mensagem do celular de número (77)9803-8625. Veja o texto:

“Boa tarde! De que lado você vai ficar? Na luta do povo contra a burguesia?

É David contra Golias.

A mensagem é emblemática. Os candidatos oposicionistas pregam, sem pejo, uma luta de classes que de fato não existe em Luís Eduardo Magalhães e mesmo no restante do Oeste da Bahia. Mesmo porque todos os candidatos pertencem a uma classe privilegiada, que estudou em bons colégios, graduou-se na universidade, buscando o preparo para a sua vida privada e até para enfrentar os desafios da vida pública.

O que não deve e não pode acontecer é a desfaçatez de se auto-incorporar na função de paladino dos pobres com olho gordo em cargos públicos. Os partidários da Oposição, buscando recuperar eleitores perdidos nas camadas mais humildes da população, também estão usando todo meio de comunicação viável para defender um diferenciamento social entre ricos e pobres, entre pretos e brancos, entre sulistas e nordestinos.

É a volta do caudilhismo em todas as suas características, o coronelismo defensor do voto de curral, justicialista em sua face mais abjeta, messiânico e oportunista. Mais que isso: fariseu, pois entrega a esmola com uma mão e exige a fidelidade canina com a outra.

O povo, decantado em prosa e verso por estes paladinos, sabe no entanto, que obrigação de quem tem o poder é gerir os recursos públicos em prol de toda a comunidade. É fazer com que todos tenham escola, saúde, segurança e infraestrutura urbana adequada. E que ela não seja distribuída, a conta-gotas, na forma de passagens interurbanas, vales internação hospitalar, vales esquife mortuário, cestas básicas e material de construção.

O povo, creiam ou não os políticos, já não se engana tão facilmente. E não está disposto a ser conduzido por messias de ocasião. 

28 Comentários leave one →
  1. Carlito Macedo permalink
    27/09/2012 14:23

    ADMITO QUE SOU FÃ DESSE SITE PELA QUALIDADE DA REDAÇÃO, DA SELEÇÃO DAS MATÉRIAS, DAS ABORDAGENS DO REDATOR E DOS COMENTÁRIOS (espero que as discussões fiquem no campo das idéias) MAS EM QUE PAÍS MESMO VOCÊ PENSA QUE ESTÁ? EM QUAL ÉPOCA? O QUE VOCÊ FAZ PRA MUDAR A REALIDADE QUE TE CERCA? VOCÊ ENGOLE OU COSPE? SE VOCÊ ACORDASSE IRIA VOTAR EM OZIEL ASSIM COMO EU. O CARA SABE RESPONDER AS PERGUNTAS ACIMA.

  2. Cleonice da Costa permalink
    27/09/2012 14:48

    Oziel já foi testado e agora vai ser reprovado, deixe de querer apoiar ficha suja, se ele não fez em 08 anos como prefeito e não fez nada pela região quando Deputado Estadual e nem tão pouco como Federal é preciso dar um basta nesses políticos aproveitadores que vivem apenas de promessas e enriquecimento ilícito, achando que a população tem por obrigação em votar nele foi o tempo, a população acordou e somos livres em escolher o melhor para o nosso município.

  3. Carlito Macedo permalink
    27/09/2012 15:10

    OZIEL É O MAIOR LÍDER POLÍTICO DE LUIS EDUARDO, SOU ADMIRADOR DO CARA. OUSADO, ARTICULADO, TEM VISÃO DE FUTURO, GENEROSO, POPULAR, INTELIGENTE, SENSÍVEL, TRABALHADOR, HUMILDE, EMPREENDEDOR… ESSA HISTÓRIA DE FICHA SUJA É COISA DOS INVEJOSOS, OBSERVE COM OLHOS CRITICOS AS ACUSAÇÕES QUE FAZEM CONTRA ELE, NÃO TEM NADA DEMAIS. E MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO É JUSTIÇA. NÃO PODEMOS DEIXAR UM CARA DESSE FORA DA PREFEITURA.

    • Heber Cruz permalink
      27/09/2012 15:30

      Comentário retirado por conter ofensas pessoais

      • Ricardo Nunes permalink
        27/09/2012 18:12

        Eu já estou achando que isso e caso de amor…. So paixão cega as pessoas ….. Meus Deus!!!!!!

    • Cleonice da Costa permalink
      27/09/2012 15:44

      Meu amigo está falando sério? Não é com essas ironias que você vai conseguir votos para o seu candidato, os processos estão ai, portanto é preciso ter realmente um olho critico e uma inteligência quem realmente pode cuidar do dinheiro público e como aplicarem beneficio da população, o seu comentário é mesmo uma piada, faça seus argumentos que possa buscar votos e não tira-los.

      Ai, Cleonice, quem foi que te disse, que amar é tolice, é bobagem, ilusão?

  4. Heber Cruz permalink
    27/09/2012 15:12

    Também recebi esta mensagem com estranheza, pois o primeiro candidato desta suposta 3ª via declarou-se o maior patrimônio, e seus correlegionários se gabavam de ter muito dinheiro para gasta na campanha, mais vai entender, o discurso vai mudando conforme as conveniências.

  5. Carlito Macedo permalink
    27/09/2012 15:58

    NÃO ME ESCONDO, SOU CIDADÃO LUISEDUARDENSE LIVRE PARA ESCOLHER MEU CANDIDATO, ESTAMOS AQUI DISCUTINDO E DEFENDENDO OS NOMES QUE QUEREMOS. VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA, CADA UM VOTA EM QUEM PENSA QUE É MELHOR PRA NOSSA CIDADE. VOCÊ É MUITO EXAGERADO HEBER, CALMA! “…instituições admiradas juntos com o exército” NÃO JUSTIFICA AS FALHAS NESSAS INSTITUIÇÕES. RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DOS INJUSTIÇADOS PORÉM VOCÊ E EU SABEMOS DAS VULNERABILIDADES INERENTES A ESSA INSTITUIÇÃO, ASSIM COMO A JUSTIÇA. PERGUNTE AOS MORADORES DOS BAIRROS PERIFÉRICOS (se é que vc vai lá) SE OZIEL É FICHA SUJA. A FICHA DELE PRO POVÃO É LIMPA.

    • Heber Cruz permalink
      27/09/2012 16:18

      Mas é exatamente por isso que são vítimas, de messias de plantão que promete a eles o que já é direito, não discuto a preferência eleitoral de ninguém, se você quer votar em um pessoa que tem dezenas de processos é o seu direito, mas dizer que o “povão” não sabe ai fica por sua conta e risco, o que me deixa irritado é pessoas como você utilizar de demagogia em relação a pobres e ricos, sem essa, bom é Jesus e outras figuras que inspiraram nele como Madre Tereza, Gandi e tantas outras que doaram a suas vidas de verdade, eu e você sabe que qualquer um dos três candidatos estão ai por ambição politica, principalmente o seu, se ele é bonzinho, na Somália tem milhares de pessoas passando fome, larga esse negócio de ser prefeito junta dinheiro e vai ajudar lá, ai sim eu reconheço que ele é um boa pessoa, e não ajudar meia duzia de dezenas de pessoas com dinheiro publico esperando fidelidade politica eterna.

    • Cleonice da Costa permalink
      27/09/2012 16:31

      Carlito como é triste o e seu comentário, tirei minhas conclusões agora, como o seu candidato aproveita das pessoas desprovidas de conhecimento, aos meus parentes, amigos e vizinhos tento explicar da melhor forma possível sem querer nada em troca apenas esclarecer duvidas, precisamos viver o presente com dignidade, respeito, honestidade, trabalho digno, sem precisar viver de agrados políticos ou troca de favores, o nosso município precisa de gestores com visão no futuro de nossos filhos, pense nisso e veja se vale apena usar da inocência dos outros por causa de dinheiro do povo apenas para beneficio próprio ou de terceiros enquanto o restante da população ou até os que venderam seu voto irão sofre por falta de educação, saneamento básico, saúde e outros benéficos.

  6. Henrique Fábio permalink
    27/09/2012 17:13

    Eu que sou membro verdadeiramente da população, sou inclusive BAIANO posso afirmar que: NESTA CIDADE SÓ TEM POLÍTICO QUE SÓ VISA O SEU BOLSO, A SUA IMAGEM E SEU PODER! Não vejo uma pessoa do POVO como representante… Isso é fato! Porém, a verdade com o mesmo olhar de POVO que tenho é que a cidade está estruturalmente melhor, mais bonita, ficando até ORGANIZADA, o que a pouco era difícil de se ver! Estou aqui a 08 anos, vindo da região sul do estado, e somente agora vi que posso chamar meus familiares para me visitar sem medo de que eles se assustem com a imagem de esquecimento que a cidade tinha! Isso vale para qualquer político, qualquer vereador e candidato a tal cargo, não quero saber se Oziel ou Humberto é rico ou pobre, eu quero estrutura para eu e meus filhos vivermos… Humberto fez e vem fazendo um bom serviços, quando então nada mais justo que colocá-lo novamente, pois nos 04 anos que vivi na cidade com o Oziel, não ví crescimento algum, só ele correndo atrás de Estado de São Francisco… Este estado é invenção para se ter mais autoridade, que bom seria passar de prefeito para governador heim? Como eles iriam ganhar bem… DEPENDER DE MIM SEREMOS SEMPRE BAHIA, COM FÉ EM DEUS QUANDO ESTE JACQUES WAGNER SAIR TUDO SERÁ MARAVILHOSO PARA MINHA BAHIA!

  7. Genivaldo permalink
    27/09/2012 17:26

    O caudilho se impõe pelo carisma e pela liderança no sentido de salvador da pátria, age da ignorância e analfabetismo funcional do eleitor. Onde as palavras de ordem são ditadua e autoritarismo.Já no final da década 80. o coronel-caudilho, passou ser cacique politico, que é o chefe de uma determinada comunidade, podendo ser ele: um dep. estadual,federal,senador, ou prefeito..O seu dominio se espalha pelos currais eleitorais, que estão ao seu dipor. O seu forte principal é a chamada politica clientelista. Um verdadeiro roubo a consciência e a destruição da cidadania. Através de favores, cargos politicos,empregos ficticios e destribuição de sacolas com alimentos, remedios, etc…

  8. Gleber Oliveira permalink
    27/09/2012 17:33

    Proponho um pacto aos eleitores de LEM, vamos todos votar 11 ou 14 e depois que Oziel perder a eleição, se cotinuar dando esmolas do proprio bolso (sem usar dinheiro publico) eu serei o primeiro a fazer campanha pra ele em 2016. Alto promoção com dinheiro publico é coisa de coronelismo…

    • Ricardo Nunes permalink
      27/09/2012 18:11

      Prezado Gleber
      Voce esqueceu que em 2016 ele não poderá se candidatar, somente em 2019!!!!!

    • Marco Antônio permalink
      28/09/2012 11:12

      Gleber Oliveira, conte comigo nessa campanha estarei junto e misturado se isso acontecer, é preciso esperar ainda é incerto a sua candidatura para 2016.

  9. Julya dos Santos permalink
    27/09/2012 18:42

    Até o transito em julgado, ninguem é culpado de nada, essa é aleide nosso pais, portanto é falsa essa afirmaçao que o candidadto é ficha suja. Os processos deste candidato é de dominio publico, mas o do outro candidato só saberemos daqui a algum tempo quando as denuncias propostas ao ministerio publico vierem a ser analizadas. Viva a Democracia e que venca o melhor para a populacao.

    • Ricardo Nunes permalink
      27/09/2012 20:18

      Concordo em parte com voce Julya, porém o processo já foi julgado e o réu condenado sim. O efeito foi suspenso por liminar, mais isso não extingue a condenação não…. Não vamos confudir um candidato juldado, condenado e de posse de liminar com outro candidato que terá denuncias analisadas pelo MP. Venhamos e convenhamos.

  10. Carlito Macedo permalink
    27/09/2012 20:44

    NÃO SEI PORQUE OS ELEITORES DE HSC SE AUTO DENOMINAM CONSCIENTES, EDUCADOS E ATÉ CHAMAM DE “DESPROVIDOS DE CONHECIMENTO” OS ELEITORES DE OZIEL. ISSO É QUE É TRISTE, É COMO SE NOSSA SOCIEDADE FOSSE DIVIDIDA EM ELEITORES DE OZIEL (os pobres coitados e analfabetos) E OS DE HSC (os ricos e letrados). OS “DESPROVIDOS DE CONHECIMENTO” POSSUEM O MESMO DIREITO DE ESCOLHER O CANDIDATO QUE QUISER. OZIEL SABE DISSO, POR ISSO SERÁ ELEITO.

    Nota da Redação:
    Quem faz questão dessa divisão é o Candidato oposicionista. Quem fala e ricos e pobres são os oposicionistas, como você, Carlito. Quem cita os “desprovidos de conhecimento” são os cabos eleitorais de Oziel. Vou repetir a última afirmação do editorial: “O povo não se engana”. E não aceita essa divisão proposta pela Oposição.

    • Gleber Oliveira permalink
      27/09/2012 21:41

      Carlito ou Oziel sei lá! Vc realmente acha q fala em nome dos pobres? pois vc é um preconceituoso. Acha que um pobre por ser pobre não tem dignidade e se vende por qualquer migalha. Vc só representa a classe pobre de espirito. Não queira rebaixar a classe mais humilde ao nivél do seu candidato.

    • DUCA A. LIMA permalink
      28/09/2012 11:29

      Porque será que a redação insiste em ser parcial?
      Não estou defendendo ninguém, só lembrando o que o Ilmo. Jornalista deveria saber: O SR. DEVERIA SER IMPARCIAL.

      Nota da Redação:
      O Imparcial é o jornal do Dr. Márcio. O artigo em tela não se refere a nenhum dos candidatos. Se refere a um processo político que está em extinção em todo o País.

  11. Renato permalink
    28/09/2012 3:56

    Sr; carlito macedo oliveira,Oziel líder? só se for das falcatruas e maracutaias,eu estou em luiz eduardo a 25 anos e bem sei o que esta família já aprontou por aqui,acorda rapaz,vc é só uma marionete nas mãos dele e no primeiro instante vai te enfiar o´pé, vc sabe aonde,ou talvez vc seja mais um daqueles que recebe cestas e butijões de gás na calada da noite,pra defender um candidato ficha suja como esse.Mas o que é dele está guardado,pois a justiça dos homens pode ser falha,mas da justiça divina ninguém escapa,e lá não vendem liminares.

  12. Eduardo permalink
    28/09/2012 18:40

    Depois da votação das contas de 2011 do Sr. HSC, veremos quem é o verdadeiro ficha suja da nossa cidade. Só para lembrar aos desavisados, o capital da política é o voto e quem tem voto tanto em LEM, como na Região Oeste chama-se Oziel Oliveira. Quem foi que teve 83 mil votos para DEP. FEDERAL? QUEM FOI QUE TEVE MAIS DE 11 MIL VOTOS AQUI EM LEM? Foi Oziel ou João Leão? Quem foi que colocou HSC na Prefeitura?
    Nós colocamos e no dia 7 de outubro vamos tirá-lo, podem esperar! De um única tacada vamos derrotar os três patetas: Humberto, Fábio e Dr. Luciano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: