Pular para o conteúdo

Motos aumentam o número de mortes no trânsito

20/09/2012

O crescimento da frota de veículos – em especial a de motocicletas – está contribuindo para o aumento no número de mortes no trânsito do Brasil, que subiu 21% em quatro anos, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo dados do ministério e da OMS (Organização Mundial da Saúde), foram 42.844 mortes no trânsito brasileiro em 2010, contra 35.155 em 2006 – número consolidado mais recente.

“Pela primeira vez o Brasil supera a marca de 40 mil óbitos no trânsito”, disse Padilha à BBC Brasil. “O número de mortes aumentou principalmente no Norte e no Nordeste e em cidades do interior. Isso está relacionado ao aumento na frota de veículos, especialmente o de motocicletas.”

A frota de motos subiu de 5 milhões para 16 milhões nos últimos dez anos; a de carros passou de 23 milhões para 41 milhões. Segundo o Estadão, em agosto, a venda de veículos no país bateu o recorde de 400 mil unidades, incentivada pela oferta de crédito e a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Aqui em Luís Eduardo Magalhães a ousadia e a nonchalance (descuido, indiferença) dos motociclistas é uma coisa impressionante. Vivem um trânsito só deles, como se estivessem pilotando uma pá carregadeira, imune a qualquer acidente. Quando deveria ser o contrário. Se eu tivesse moto e as pernas fossem pára-choques, como de fato são, tomaria mais cuidado.

Mais do que mortes, o trânsito causa uma legião de amputados e de paraplégicos, o que nem sempre é relatado pelas pesquisas.

2 Comentários leave one →
  1. André Leopoldo permalink
    20/09/2012 14:44

    Concordo plenamente Sampaio… Aqui os motociclistas e inclusive os mototaxistas pilotam como se estivessem acima de tudo, todos e da Lei…

    Está mais do que na hora da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e “TRÂNSITO” fazer uma reunião com os Mototaxistas, mas não para Orientar, e Sim para INFORMÁ-LOS que serão penalizados com tamanhas barbaridades que cometem no trânsito…

    * Atravessam Canteiros aonde é de uso exclusivo de pedestres ; (PROIBIDO)
    * Ultrapassam pela Direita ; (PROIBIDO)
    * Ultrapassam pelo meio dos carros ; (PROIBIDO)
    * Direção Perigosa, cortando na frente de quem tem a preferencial ;

    Bom, se ficar fraseando aqui o tanto de irresponsabilidades cometidas pelos Mototaxistas passaremos a tarde toda…

    Quero frisar que, não são apenas os mototaxistas que cometem estas irregularidades, mas, para se ter um bom exemplo que tal mostrá-lo também !!!

  2. 20/09/2012 15:39

    O mal de nossa cidade é que a legislação de trânsito não é cumprida, condutor sem habilitação jamais deveria fazer uso de veículos automotores ou elétricos em vias urbanas, a infração é gravíssima e o veículo apreendido, no entanto alguns condutores habilitados cometem os mesmos erros, principalmente alguns mototaxistas. Por serem detentores de uma concessão e estarem transportando vidas, carregam consigo a responsabilidade dobrada em caso de uma infraçaõ de trânsito.

    O que se vê na cidade é um total desrespeito ao bem maior, a vida, motociclistas circulam
    livremente pelas calçadas que são destinadas a pedestres, transportam crianças menores de sete anos, e o pior sem capacete.

    A penalidades para quem comete algumas infrações ao conduzir uma moto é multa, medida administrativa: suspensão do direito de pilotar por três meses, sua habilitação é recolhida em flagrante se nesse período o condutor for pego conduzindo veiculo automotor a habilitação será cassada sumariamente.

    Se o condutor não for habilitado o veiculo será apreendido, o proprietário terá o prazo de três meses para pagar todos os débitos e retirar seu veículo, sob pena de ir a leilão.

    Quem acha que isso nunca vai acontecer aqui em LEM pode ir tirando o cavalinho da chuva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: