Previsão do tempo prevê safra cheia em todo o País.
A safra brasileira do verão 2012/2013 deve ser impulsionada pela ação do fenômeno climático El Niño, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Após uma temporada em que houve queda de 3,1% na produção de grãos – passou de 162,84 milhões de toneladas para 157,81 milhões –, a expectativa é que os resultados voltem a ser positivos na próxima estação. “No Sudeste e Centro-Oeste, o clima será favorável para a safra de verão, que deve ter sol, calor e pancadas de chuva em níveis apropriados ao cultivo”, afirma Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo Meteorologia, maior empresa privada do setor no país.
De acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as culturas que sofreram maior queda no último verão foram a soja (decréscimo de 6,58 milhões de toneladas) e arroz (diminuição de 2,35 milhões de toneladas). O estudo afirma que o principal fator que causou estes resultados foi o clima não favorável durante a estação, principalmente entre 15 de novembro do ano passado e 15 de janeiro deste ano. “No Sul, previsão é de chuva bem acima do normal. Uma situação completamente diferente do ano passado quando a chuva caiu de forma irregular no período da safra de verão”, diz Nascimento. Fonte: Climatempo.
Se chover bem todos colhem. Se todos colherem bem, aumenta emprego e investimento no Oeste baiano. Hoje um produtor disse que tem boa parte da produção “travada” em R$55,00 a saca para abril. Mas que espera preços melhores na venda do restante da safra.