Pular para o conteúdo

Previsão do tempo prevê safra cheia em todo o País.

31/08/2012

A safra brasileira do verão 2012/2013 deve ser impulsionada pela ação do fenômeno climático El Niño, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Após uma temporada em que houve queda de 3,1% na produção de grãos – passou de 162,84 milhões de toneladas para 157,81 milhões –, a expectativa é que os resultados voltem a ser positivos na próxima estação. “No Sudeste e Centro-Oeste, o clima será favorável para a safra de verão, que deve ter sol, calor e pancadas de chuva em níveis apropriados ao cultivo”, afirma Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo Meteorologia, maior empresa privada do setor no país.

De acordo com o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as culturas que sofreram maior queda no último verão foram a soja (decréscimo de 6,58 milhões de toneladas) e arroz (diminuição de 2,35 milhões de toneladas). O estudo afirma que o principal fator que causou estes resultados foi o clima não favorável durante a estação, principalmente entre 15 de novembro do ano passado e 15 de janeiro deste ano. “No Sul, previsão é de chuva bem acima do normal. Uma situação completamente diferente do ano passado quando a chuva caiu de forma irregular no período da safra de verão”, diz Nascimento. Fonte: Climatempo.

Se chover bem todos colhem. Se todos colherem bem, aumenta emprego e investimento no Oeste baiano. Hoje um produtor disse que tem boa parte da produção “travada” em R$55,00 a saca para abril. Mas que espera preços melhores na venda do restante da safra.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: