Pular para o conteúdo

Brasil pode perder 9% de sua energia com revanche paraguaia

10/08/2012

O governo brasileiro não foi comunicado da intenção do Paraguai de suspender o repasse de energia excedente da Hidrelétrica de Itaipu para o Brasil e a Argentina.

As autoridades brasileiras rebatem a informação que a energia seja “cedida” ao Brasil, como disse o presidente paraguaio, Federico Franco.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, afirmou ontem (9) que a energia de Itaipu é paga. “Não existe cessão de energia, ela é comprada. Essa energia, o Brasil não tem de graça”, disse.

Tovar ressaltou que há um contrato com as regras que devem ser seguidas pelos dois países.

Assinado em 1973, o Tratado de Itaipu estabelece que cada país tem direito a metade da energia gerada pela usina. Como usa apenas 5% do que teria direito, o Paraguai vende grande parte para o Brasil.

O tratado não autoriza que a energia destinada ao Brasil seja vendida a outros países. Para ajustar as tarifas, recentemente houve um aumento nos preços. Da ABr.

Se o Paraguai parar de vender energia para o País, perdemos cerca de 9% do montante disponível. Seria um desastre sem precedentes. Apesar das interconexões existentes entre os vários centros produtores, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro seriam os mais prejudicados com o eventual surgimento de apagões. Enquanto isso, os diplomatas afinam uma retórica inconsequente, como foi a tomada de partido de Dona Dilma, alinhada com os sem terra e desconhecendo o problema dos produtores brasiguaios. Pelo que se vê que o primeiro apagão já aconteceu: na política internacional de Dona Dilma.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: