Pular para o conteúdo

Cultivar de soja mais plantada em Mato Grosso é indicada para Oeste Baiano

30/05/2012

Quase um milhão de hectares foi plantado na safra 2011/2012 com uma única variedade de soja em Mato Grosso.  Este montante representa 13% do mercado de soja no estado. Alto potencial produtivo e resistência aos nematoides de cisto são alguns dos motivos da TMG 132 RR ser a mais plantada há duas safras em lavouras mato-grossenses.

Outra importante característica desta cultivar é a ampla adaptação que permite o plantio em várias regiões do Brasil, como por exemplo, para a conhecida como Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Há registro de produtividade de 73 sacos por hectare em uma fazenda situada no Maranhão.

“É um excelente resultado! Mostra que a TMG 132 RR além de ir bem em Mato Grosso, ela apresenta boas produtividades em outros estados. Ela apresenta também boa estabilidade”, diz Sergio Suzuki, diretor-superintendente da Tropical Melhoramento & Genética (TMG) para a região do Cerrado.

Suzuki estará no II Encontro Técnico Fundação MT a ser realizado dia 05 de junho em Luís Eduardo Magalhães na Bahia. Lá, ele falará sobre a TMG 132 RR e também sobre outras cultivares de soja indicadas para o plantio no oeste baiano.

De acordo com Suzuki, a TMG possui em seu portfólio cultivares de soja adaptadas aos produtores da Bahia e região. As cultivares TMG apresentam resistência aos principais fatores restritivos de produção, como às doenças e aos nematoides, agregando produtividade, precocidade, boa arquitetura de plantas e estabilidade produtiva.

A TMG está presente na região Matopiba há mais de dois anos. Agrônomos da empresa acompanham as atividades agrícolas, atendem os produtores rurais e captam suas necessidades. Informações geradas por eles, nas fazendas do oeste baiano, são passadas para os setores de Melhoramento Genético e Desenvolvimento de Mercado da TMG. “Esta verificação in loco é que nos possibilita desenvolver tecnologias de acordo com a demanda da classe produtora. A TMG está onde o produtor está”, explica Suzuki.

Evento – O II Encontro Técnico Fundação MT será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso no dia 05 de junho, a partir das 07h30 no Hotel Saint Louis em Luís Eduardo Magalhães na Bahia.

TMG é uma empresa de capital nacional dedicada à criação e ao desenvolvimento de novas cultivares de soja.Sua sede é em Cambé/PR. Possui filial em Rondonópolis/ MT, aonde conduz o seu programa de melhoramento genético de soja e de desenvolvimento de mercado de cultivares de algodão em parceria com a Fundação MT.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: