Pular para o conteúdo

Festa e boas notícias na abertura da Bahia Farm Show

29/05/2012

Clique na imagem para ampliar

Um convênio no valor de R$1 bilhão para financiamento da atividade agrícola no cerrado do Nordeste, dos quais 70% estão em território baiano foi firmado hoje (29) na abertura da Bahia Farm Show. Os recursos serão disponibilizados com juros de 6,75% ao ano, contra em média de 12%a.a, contratados em geral no mercado.

Estes recursos estarão disponíveis já na safra 2012/13. O convênio foi firmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges, e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a solenidade de abertura do evento na manhã de hoje.

O convênio é um pleito dos agricultores regionais, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) que, no segundo semestre do ano passado, apresentou ao ministro os argumentos para a criação de um funding específico para custeio e investimento na atividade agrícola do cerrado do Nordeste. Na ocasião, a convite dos produtores rurais, o ministro visitou o Oeste da Bahia, conheceu em detalhes os números da região, e esteve em fazendas.

“Com estes recursos, é possível, dentro de três ou quatro anos, dobrar a área irrigada no Oeste da Bahia”, afirmou o Ministro, que ressaltou a importância da atuação proativa dos produtores rurais no desenvolvimento da região Oeste. A iniciativa foi elogiada pelo governador Jaques Wagner, que citou a visita do ministro ao Oeste da Bahia e a resposta rápida ao pleito dos produtores, em setembro do ano passado:

 “Estes recursos vão proporcionar aos agricultores uma economia de de 4 a 5% nos juros de captação, que podem ser investidos, por exemplo, na melhoria da logística regional”, disse Wagner.

 Ele referiu-se à PPP – Parceria Público-privada proveniente da assinatura de um protocolo de intenções em 2009, entre a Aiba, o Governo do Estado e o Banco do Nordeste (BNB), com a finalidade de viabilizar a construção de rodovias no Oeste baiano, através de um projeto-piloto, pioneiro na Bahia, cuja primeira etapa, a recuperação da Estrada da Timbaúba, já foi iniciada. “Esta estrada beneficia a mais de 60 mil hectares da região, e já testemunhamos a chegada das máquinas, pelo que agradecemos ao governador Jaques Wagner”, disse o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Walter Horita.

 Em seu discurso de abertura, Horita deu ênfase ao crescimento da feira, e ao acerto da escolha do município de Luís Eduardo Magalhães para ser a sua sede.

 “Hoje, a capacidade de montar um evento deste porte nos habilita a ir mais além. Apresentamos ao Governo do Estado o projeto de um fundo para o desenvolvimento da soja, do milho e do algodão, que nos permitirá fazer ainda mais, sobretudo no que tange à logística.

 Quando tivermos as estradas vicinais asfaltadas,  mais o eixo rodoviário da BR-020, mais a ferrovia Oeste Leste teremos uma das melhores condições logísticas do Brasil”, disse Horita.

Segundo o governador, quando há renúncia fiscal, parte dela pode alavancar programas sociais e de infraestrutura. “O aeroporto bonito que eu pousei só foi possível porque os agricultores daqui entenderam que precisavam de uma estrutura à altura. Vamos buscar no Governo Federal recursos para fazer um receptivo também à altura, tanto em Luís Eduardo Magalhães, quanto em Barreiras também”, disse Wagner.

Participaram da cerimônia de abertura, além do ministro Fernando Bezerra, do Governador Jaques Wagner e dos demais signatários do Fundo, o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Walter Horita, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, além do secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro. Também estavam presente no palco de abertura o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, e o vice-presidente do Banco do Brasil, Cesar Borges. Veja mais detalhes na edição especial impressa de O Expresso, que circula a partir de amanhã na Feira e na cidade.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: