Pular para o conteúdo

Situação de produtores em Santa Rita é crítica.

16/05/2012

Prefeito Romualdo na barragem do Brejinho. Autoridades dos municípios e do Estado só lembraram da seca depois que os prejuízos começaram. No Oeste Baiano choveu mais de 1.100 mm este ano, o equivalente a 1.100 litros por metro quadrado. Onde está a água? Foi parar no Oceano Atlântico. Agora o povo e o gado passam sede.

Por conta  da seca que assola a região nordeste do Brasil, o governo estuda contemplar cidades onde o caso é mais grave com chuvas forçadas, provocada por indução artificial em nuvens, para aliviar os efeitos da seca que causam danos sociais e ambientais há meses.

 Na Bahia são 236 cidades em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. É a maior seca dos últimos 47 anos que atinge também o Oeste baiano. Em Santa  Rita a situação é muito crítica e lavradores e criadores de gado sentem a falta de água, que se reflete na perda de lavouras e morte de gado.

Apesar do Governo Municipal se esforçar com abertura de poços artesianos e abertura de barragens, a situação é crítica. Algumas barragens abertas pela Prefeitura ainda tem uma pequena quantidade de água, mas algumas já estão completamente vazias.

Recentemente o Tribunal de Contas recomendou que não houvesse festas na região por conta desse sério problema. Os municípios estudam uma forma da realização dos eventos festivos, que são tradicionais e atraem muitos turistas e também receitas para as prefeituras.

 Em Formosa do Rio Preto a festa está orçada em um milhão e quinhentos mil reais e é bancada 50% pelo município e 50% pelo governo da Bahia. Em Santa Rita a situação é mais complicada, uma vez que os festejos são bancados somente pela Prefeitura. Do blog Socialistas de Cássia.

One Comment leave one →
  1. Cesar permalink
    16/05/2012 15:12

    Os municípios estudam uma forma da realização dos eventos no qual atraem turistas e rendas, e esquecem que o consumo de água irá aumentar são políticos que pensam apenas em interesses pessoais, esquecendo que os moradores da zona rural que está sofrendo com a situação da seca, por isso que sempre digo que políticos não visam o bem estar da população e sim por alguns interesses pessoais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: