Pular para o conteúdo

Sindicato dos Professores explica relações com a ex-Secretária de Educação

19/03/2012

O Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães, emitiu nota, nesta sexta-feira, mostrando porque azedaram as relações com a secretária Madalene Mariussi. Veja a nota “A traição finalmente tem seu retorno”:

O SINPROLEM – Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães, no momento de transição do cargo de Secretária Municipal de Educação, em 2011, e atendendo a uma solicitação da administração municipal, indicou uma lista de cinco nomes, dentre estes o da senhora Madalene Isabel Mariussi, respeitando o desejo de mudança, manifestado pela insatisfação da classe para com a antiga secretária. Assim, que fique claro que o Senhor Humberto Santa Cruz, com os poderes que lhe confere o cargo de Prefeito deste município, acatou o nome da senhora acima citada que, em conferência com a diretoria deste Sindicato, aceitou a indicação e se comprometeu que, no exercício de sua função, resguardaria os direitos adquiridos pelos professores municipais que até então não estavam sendo cumpridos.

Por sua vez, o SINPROLEM que já vinha reivindicando a efetivação de 38 itens que se encontravam em desacordo com o que reza o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério Municipal em vigência, acreditando na boa fé da nova Secretária, solicitou a esta senhora que pelo menos quatro destes itens fossem assegurados pela administração municipal, eram eles: 1- Reajuste salarial para a classe conforme a Lei 11.738/2008 (PISO); 2– Pagamento integral dos títulos de aperfeiçoamento; 3- Correção das nomeações irregulares dos dirigentes escolares e 4- Adequação do Plano de Cargos e Salários.  Ações que não foram elencadas como cumpridas na carta aberta direcionadas aos professores, em 15 de março de 2012, quando a Secretária atribuiu toda a responsabilidade de sua demissão ao posicionamento deste Sindicato frente a suas atitudes. No entanto, a notícia de sua demissão já circulava no site do jornal Expresso em 10 de março de 2012, como um desejo do Governo Municipal. Essa parece mais uma manobra para vendar os olhos dos professores, coagindo seguidores, e numa tentativa frustrada, desarticular o crescimento acelerado da atividade sindical neste município, conseguindo assim, manter-se no cargo. Mas nós não somos tão poucos, nem mais tão ingênuos, já fomos. Podemos fazer a diferença, mesmo contrários ao interesse de uma minoria privilegiada. Se há um traidor, este não é o SINPROLEM.

O fato, a verdade é uma só: a Secretária esqueceu-se de sua essência, o Sindicato não. Fazemos política sim, mas o nosso partido é o professor politizado, a classe trabalhadora que sustenta o desenvolvimento do indivíduo e da nação, e mesmo com uma função prioritária, conceituada por todos como nobre, engorda a já enorme fatia de profissionais mal pagos do Brasil. Secretária, não há acordo quando o direito do professor é violado, quando o reajuste recebido pela classe é inferior ao repassado pelo governo federal, quando o pagamento dos títulos de aperfeiçoamento é feito parcialmente, uma vez que o atraso é de dez anos, quanto ao invés de corrigir as irregularidades na nomeação dos dirigentes escolares se nomeia mais, quando o a adequação do plano de cargos e salários não sai do discurso e a responsabilidade fica sendo jogada de mão em mão até perder a referência.

Se a secretária sair quem responde por isso é o Prefeito, só ele nomeia e exonera. Quanto ao Sindicato só cabe um direcionamento: continuar lutando pelos direitos da classe. E que venha o(a) próximo(a) Secretário(a) mas que cumpra seu papel com respeito às leis e aos professores, nada de traições ou meias verdades, pois estamos organizados e de olhos abertos.

Luís Eduardo Magalhães, 16 de março de 2012.

 

SINPROLEM – Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães

 

3 Comentários leave one →
  1. Observador. permalink
    19/03/2012 14:58

    Essa nota não foi digitada pelo presidente do simprolem. Não tem qualificação pra tanto nem a representatividade que pensa ter da classe dos professores.

  2. Joana permalink
    19/03/2012 20:59

    Até que enfim um texto redigido com melhor qualidade! Como percebemos…os textos postados pelo SINPROLEM demonstram baixa qualificação. Que vergonha para a categoria dos professores!

  3. carla permalink
    19/03/2012 21:16

    Idéia boa!!! Que tal o SINPROLEM promover estudos para melhorar a qualificação de seus representantes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: