Pular para o conteúdo

Está sob julgamento eleição do Sindicato dos Servidores Públicos.

29/02/2012

Ao que parece, a nova diretoria eleita do Sindicato dos Servidores Públicos de Luís Eduardo Magalhães – SINSERPLEM terá problemas na validação da última eleição. No dia 24 de fevereiro, um grupo de funcionários concursados entrou com uma petição de “medida cautelar inominada com pedido de concessão de liminar” levando até o conhecimento do Juiz Titular da Vara Cível fatos até então desconhecidos da grande maioria dos sindicalizados.

Acontece que o Edital de convocação das eleições foi publicado apenas uma vez, em apenas um jornal da cidade, no dia 25 de dezembro, feriado de natal, quando a grande maioria dos funcionários estavam em recesso. Não houve portanto, no julgamento dos impetrantes, tempo hábil para a composição de uma chapa de oposição à diretoria do Sindicato. Tanto que só concorreu, no pleito, uma chapa, eleita por aclamação.

Diz o advogado dos funcionários, dr. Marcos Aurélio Chibiaque, que caso seja realmente o desejo dos membros da chapa única concorrer ao pleito pela diretoria, que assim seja, mas dentro dos ditames essenciais de um processo democrático, com abertura e publicidade do processo eleitoral, oportunizando-se aos demais a inscrição de chapas, mesmo que estas ocasionalmente não venham a se formar.

10 Comentários leave one →
  1. SILVANA permalink
    01/03/2012 9:49

    Bem ao meu entender o Dr. Marco Aurélio não pode se meter no sindicato, pois não cabe ao mesmo interferir em coisas do sindicato se ele não é filiado e além de tudo resolve os problemas da PREFEITURA.

    • Maria permalink
      01/03/2012 11:21

      Informe-se Silvana antes de dizer o que não sabe e não tem conhecimento.

  2. Marcelo Rufino permalink
    01/03/2012 11:24

    Um advogado da Prefeitura, ocupante de cargo comissionado (PROCURADOR DO CONTENCIOSO), supostamente representante de funcionários (onde não se cita nem o quantitativo), em uma ação para invalidar uma diretoria sindical eleita em um pleito legitimo.

    O que se deve questionar no mínimo seria qual o interesse por traz disso.

  3. Carol permalink
    01/03/2012 16:23

    Finalmente alguém com coragem para enfrentar esse grupinho de aproveitadores.

  4. 02/03/2012 1:28

    Carol

    Grupinho de aproveitadores deve ser o de uma funcionaria, lotada no mesmo departamento do Senhor Marco Aurelio, que queria entrar na chapa UNIÃO – ela se reuniu varias vezes para fazer parte da chapa- para poder usar disso para ser transferida sem nenhuma justificativa para Barreiras. Cidade de onde veio.

    E após ser barrada do mesmo, ajudou a formular e assinou um abaixo assinado ridículo,
    com 4 assinaturas apenas. QUATRO!!
    Para q a chapa fosse impugnada por falta de publicidade na sua formação…

    Agora me explica, ela tenta entrar na chapa por motivos de favorecimento pessoal, nao consegue, e depois forma um abaixo assinado com apenas QUATRO assinaturas para tentar impugnar a mesma chapa, com a justificativa de nao saber dos prazos e editais para o mesmo???

    Nossa….

    ridiculo esse seu comentario…

    Outra informação:

    Abaixo assinado : 4 servidores assinaram

    Eleição do Sindicato: mais de 40 servidores compareceram e elegeram a chapa atual.

    Se vc puder me falar oq é representativo, por favor.. faça

  5. Tavares permalink
    02/03/2012 10:06

    Não há o que justifique publicar um edital em 25 de dezembro! O resto é conversa pra boi dormir… Porque nao faz o negocio de forma aberta?

  6. Marcelo permalink
    02/03/2012 14:05

    Tavares

    O edital foi publicado 60 dias antes do pleito (conforme regimento), e independentemente de quando foi publicado teve tempo suficiente para qualquer um se inscrever e formar sua chapa, tanto que se inscreveu (a chapa formada conta com representantes de vários setores)… O que é conversa pra boi dormir é o poder público interferindo em uma eleição sindical, aliás, até a Constituição Federal proíbe isso… Quanto aos 60 dias coincidir com o recesso (o que diga-se de passagem não é culpa da chapa União), isso pode ser revisto em assembléia e valer para as próximas eleições…

  7. M.L.W permalink
    02/03/2012 15:11

    RESPONDAM UMA PERGUNTA, PORQUE SERÁ QUE NÃO CONSEGUIRAM IMPUGNAR A CHAPA? MESMO USANDO O ADVOGADO DA PREFEITURA DO NOSSO MUNICÍPIO? MESMO TENTANDO MONTAR UM ABAIXO ASSINADO QUE NÃO TEVE EXPRESSÃO ALGUMA?
    DEIXA QUE EU RESPONDO PARA TODOS. DA MESMA FORMA QUE UMA ELEIÇÃO PARA PREFEITOS, DEPUTADOS, PRESIDENTES ETC. A ELEIÇÃO DO SINDICATO TAMBÉM SEGUE DATAS E PRAZOS A SEREM CUMPRIDOS. SIM, A CONVOCAÇÃO FOI REALIZADA NO DIA 25 DE DEZEMBRO DE 2011, POIS ERA PRECISO SEGUIR OS PRAZOS. SIM, A ELEIÇÃO FOI DIA 25 DE FEVEREIRO, LOGO APÓS O CARNAVAL, VOCÊS ACHAM QUE ERA VONTADE DO SINDICATO COLOCAR A ELEIÇÃO LOGO APÓS O CARNAVAL? CLARO QUE NÃO. E MESMO ASSIM QUASE 50% DOS SINDICALIZADOS FORAM ÀS URNAS. TODOS VOTARAM SIM Á CHAPA UNIÃO, APENAS UM INDIVÍDUO ANULOU O SEU VOTO. EU MESMO QUE DEFENDO A CHAPA UNIÃO NÃO FUI VOTAR, POIS ESTAVA VIAJANDO. SENDO ASSIM, AS DATAS DAS ELEIÇÕES NÃO PODEM SER ESCOLHIDAS, ELAS TÊM QUE SER SEGUIDAS CONFORME O REGULAMENTO DO SINDICATO. SENDO ASSIM, A VONTADE DOS SINDICALIZADOS FOI FEITA. A CHAPA UNIÃO FOI ELEITA DE FORMA LEGÍTIMA. GOSTARIA DE SALIENTAR QUE UM DOS INDIVÍDUOS QUE ASSINOU O ABAIXO ASSINADO TENTOU MONTAR UMA CHAPA, MAS COMO NÃO CONSEGUIU INTEGRAR OUTROS SINDICALIZADOS EM SUA CHAPA RESOLVEU TENTAR IMPUGUINÁ-LA. SEJAMOS SENSATOS, ATUALMENTE O SINDICATO TEM POUCO MAIS DE 100 SINDICALIZADOS E MAIS DE 40 FORAM VOTAR SIM À CHAPA UNIÃO LOGO APÓS O CARNAVAL. SERÁ QUE OS SINDICALIZADOS ESTÃO INSATISFEITOS COM OS MEMBROS DA CHAPA? RESPONDA VOCÊ MESMO!!!! ABRAÇO A TODOS.

  8. Luiz permalink
    03/03/2012 15:43

    “Um advogado da Prefeitura, ocupante de cargo comissionado (PROCURADOR DO CONTENCIOSO)”

    Interessante saber disso, taí sim algo que poucos sabem

    Só para os não informados:

    contencioso:

    [Do lat. contentiosu.]

    Numa repartição ou estabelecimento, a seção onde se tratam questões litigiosas:
    fonte: Aurélião, famoso pai dos burros

    ________________

    Autonomia sindical

    Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

    I – a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;
    Fonte: Constituição Federal Brasileira
    ______________

    É algo a se pensar mesmo…

    Abçs a todos

  9. M.L.W permalink
    03/03/2012 21:16

    Senhor Dr. Marcos Aurélio Chibiaque estamos aguardando um posicionamento seu. Pois sabemos que o senhor é concursado, entretanto, não é sindicalizado. Como procurador do contencioso municiapal não pode atuar em uma causa como esta, lutando por uma causa que nem o senhor quis fazer parte, ou seja, filiar-se e lutar pelos direitos dos funcionários públicos municipais sendo um legítimo sindicalizado e denfensor do servido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: