Pular para o conteúdo

5º relatório das safras da CONAB é confuso e tergiversa.

13/02/2012
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, no quinto levantamento da safra de grãos 2011/2012, que a produção baiana cairá 2,7%, de 7.340 mil toneladas para 7.146. Mesmo com a área plantada crescendo 2,6%, a média colhida por hectare cairá 5,1%.
As culturas que mais terão quedas na produção são sorgo (-34,3%), soja (-5%) e milho (-2%). Já as que mais crescerão são amendoim (48,4%), feijão (24,7%), mamona (9,1%) e algodão (1,1%). No restante dos produtos, não haverá grandes oscilações.
Opinião.
Mesmo com o péssimo resultado, o Governo Federal limitou-se a um discurso elogioso no relatório da Conab. “O estado da Bahia, segundo no ranking na produção nacional, aparece na pesquisa com incremento de área (3%), saindo de 405,3 mil hectares  cultivados na safra passada, para 417,5 mil hectares na safra atual”, escrevem os técnicos da Conab, sem citar que a média colhida por hectare cairá mais de cinco pontos percentuais. 
“O estado da Bahia é o maior produtor de soja na região denominada de Matopiba (sul do Maranhão, sul do Piauí, Tocantins e oeste da Bahia), com uma área plantada de 1,11 milhões de hectares”. Muito bom Conab. Contudo, a produção de soja cairá 5%.
Em um segundo momento, os técnicos da Conab afirmam que a Bahia é responsável por 7,1% da produção brasileira. Informação correta. Entretanto, a produtividade do algodão, seja em caroço, pluma ou caroço, caiu 2%.
Segue-se então uma série de obviedades no texto do relatório. É um tal de “nas demais regiões produtoras (de algodão) a semeadura ocorreu na segunda quinzena de novembro, como é o caso de Goiás e da região de Barreiras (BA)” pra lá e um tal de “na região Nordeste, a Bahia está começando a semeadura do feijão” pra cá.
Enfim, devem ter jogado litros de antidepressivo na caixa d’água do edifício-sede da Conab.
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: