Pular para o conteúdo

Brasil deve dobrar produção agrícola em 40 anos, diz Ministério da Agricultura.

01/01/2012

O mapa – áreas alaranjadas – assinala mais de 20 milhões de hectares agricultáveis somente no Maranhão e Piauí.

Projeções do Ministério da Agricultura para os próximos 40 anos indicam que o Brasil deve aumentar sua produção atual de grãos em 88% e a de carnes em 98%. A colheita de grãos, estimada em 159 milhões de toneladas para a safra 2011/2012, deve chegar a 299,5 milhões de toneladas em 2050. A produção de carnes, que este ano totalizou 26,5 milhões de toneladas, será de 52,6 milhões de toneladas, de acordo com a previsão.

Segundo o coordenador-geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques, o aumento da produtividade, gerado principalmente pela adoção de tecnologias e pelo melhoramento do processo de gestão e da qualificação do agricultor, é o principal fator do incremento na produção. A taxa de aumento de produtividade da agricultura brasileira nos últimos anos atingiu uma média de 3,6%, enquanto a dos Estados Unidos, por exemplo, ficou em 1,95%.

Segundo Gasques, o crescimento na produção de grãos será acompanhado pelo aumento da área plantada, projetado em 39%. Assim, a área cultivada deve passar de 46,4 milhões de hectares para 64,5 milhões de hectares. De Danilo Macedo, para a Agência Brasil.

Uma das fronteiras agrícolas com maior capacidade de expansão, com sustentabilidade ambiental, da lavoura agrícola é o chamado MATOPIBA, uma grande região com identidade geopolítica entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, cuja produção deve beirar os 10 milhões de toneladas nesta safra. A cidade de Luís Eduardo Magalhães é e deverá continuar sendo o principal polo de serviços do agronegócio desta imensa região, que vai da Vila do Rosário, em Correntina, até a cidade de Balsas, no Maranhão, no sentido sul-norte.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: