Pular para o conteúdo

Prefeitos reagem à imobilidade da União dos Municípios do Oeste.

11/05/2011

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães Humberto Santa Cruz participou na manhã desta quarta-feira, 11, de reunião da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia, realizada na sede do Banco do Nordeste, em Barreiras.

Também participaram do encontro, os prefeitos de São Desidério, Zito Barbosa; de Catolândia, Robson Almeida; de Cristópolis, Antônio Xavier; de Formosa do Rio Preto, Manoel Afonso – o Neo; de Riachão das Neves, Marcos Vinícius; de Mansidão, Davi Frank; além de representantes das Prefeituras de Santa Rita de Cássia, Angical e Cotegipe.

Na pauta, o fortalecimento da UMOB, bem como sua representatividade na região. Hoje a Associação conta com  18 municípios. Um próximo encontro ficou marcado para o dia 23 de maio, às 10h, no mesmo local. A intenção é discutir a eleição da nova diretoria da UMOB para o biênio 2011/2013.

Segundo a jornalista Ana Cedro, do jornal Novoeste, presente ao encontro, o prefeito, Robson Almeida externou aos presentes o sentimento de abandono e a falta de representatividade com relação à UMOB.

“Temos que trabalhar em cima de um consenso, o que não pode acontecer é continuar nesse engessamento, pois a vida da região está em jogo”, comentou Robson, acrescentando que o objetivo da reunião não foi julgar ninguém e sim, discutir os interesses da região.

Para o prefeito Néo, o primeiro passo a ser seguido é buscar a reestruturação da UMOB, e a partir daí, dar início às discussões e procurar  atender  as demandas da região. Estamos nos sentindo incomodados com a situação, queremos ter representatividade”, destacou Néo, complementando que uma das principais bandeiras da UMOB é a criação do estado do Rio São Francisco, opinião essa que foi unânime entre os presentes.

No decorrer do encontro, ficou acordado entre os presentes que, seria solicitado da prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira, atual presidente da UMOB, a cópia de ata da última reunião; a cópia do Estatuto vigente da entidade, com suas alterações existentes e a cópia da ata da última eleição da diretoria, documentos esses que servirão para viabilizar a continuidade da UMOB enquanto, entidade representativa dos municípios do oeste da Bahia.

Encerrada a reunião, foi redigido um documento requerendo da prefeita Jusmari, que a mesma proceda a convocação de uma assembleia para o dia 23 de maio do corrente ano, às 10:00h no Auditório do Banco do Nordeste de Barreiras, afim de discutir questões de interesse regional, bem como da própria associação, a exemplo de possíveis alterações no Estatuto e a definição de data para novas eleições, já que o mandato de Jusmari já está encerrado.

É no mínimo lamentável que uma instituição de representatividade como a UMOB encontre-se acéfala e anulada pela falta de ação, com tantas demandas prementes a serem reivindicadas pelo Oeste baiano. Temas relevantes, como infraestrutura da região, saúde e educação, bem como a união em torno do processo emancipatório do território precisam ser encarados de maneira sistemática pelos prefeitos.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: