Skip to content

Rosário, a 200 kms de Correntina, quer emancipação.

10/05/2011

Vila do Rosário

A comunidade do Rosário, município de Correntina, localizada às margens da BR 020, divisa entre a Bahia e Goiás, está comemorando um acontecimento que há muito tempo vem sendo esperado pelos moradores do local.

O motivo para tamanha euforia refere-se ao ingresso, junto à Câmara Municipal de Vereadores, do requerimento de número 015/2011, que pleiteia a elevação à condição de distrito da Vila Rosário.

O requerimento é assinado pelos vereadores Ieda Pereira Barbosa (PSDB), Milton Rodrigues de Souza (PR) e Lourival Conceição de Miranda (PSDB).

Os moradores entendem que tornar a vila um distrito é o primeiro passo e principal argumento  para a separação, ja que a sede do Município está situada a 200 Km. A Vila Rosário, apesar de possuir uma diversidade de comércios, por falta de infraestrutura em órgãos públicos, obriga os moradores a viajar para o vizinho estado de Goiás para resolverem suas demandas.

Os moradores afirmam que sempre que precisam usar os serviços dos Correios, dos bancos ou mesmo dos cartórios, se deslocam até a cidade de Posse/GO, distante 30 Km da comunidade, gerando prejuízos para a comunidade e para o município em si.

Os moradores alegam que apesar da região ser grande produtora de grãos, o retorno em investimentos por parte do executivo municipal não condiz com a necessidade da vila. “A riqueza da região é muito grande e os recursos não estão sendo bem administrado pela Prefeitura, dizem os moradores.

Eles ressaltam que a agricultura da região (Entorno da Vila Rosário) coloca o município de Correntina no 4º lugar do ranking de produção agrícola do país.

Assim como Rosário, Roda Velha (São Desidério) e Coaceral (Formosa do Rio Preto) tendem a se emancipar em pouco tempo de seus municípios, tendo em vista as longas distâncias que os separam da sede. Roda Velha e Coaceral se reportam a Luís Eduardo quando precisam de serviços.

O Ranchão de Correntina, no rio Corrente, que corta a cidade. O Município tem vastos territórios e vocação agrícola e turística.

15 Comentários leave one →
  1. eunice dos santos permalink
    10/05/2011 16:14

    Vcs estao enganados. Estamos com uma copia do requerimento 01511,Dispoe sobre a criaçao do Distrito.Propondo audiencias publicas e discurçoes sobre o projeto,a forma que estao querendo debater esse tema nao esta condizindo com a realidade.Sugiro que requeiram a gravaçao da sessao da camara que foi ao vivo atravez da radio caricia,no dia 26411.Essa materia nao pode ser discutida de forma leviana como esta. Se tem conhecimento da lei sabe que o municipio pode ter mais de um Distrito.para que se administre a contento, e cuiden dos seus cidadao e preciso se fazer justiça e uma esperança que as autoridades nos de a atençao devida. Nao podemos ficar alheios a comentarios de pessoas que so queren faser intrigas.E nao se preocupa com o que esta acontecendo aqui. Esta em jogo a dignidade de um povo, a grandeza desses vereadores Miltao ,Ieda e Lourival,nos deixa feliz pois estao trabalhando o municipio como um todo, sem preconceito, fundamentando uma lei que garante que o Rosario se torne Distrito de Correntina.Nossa radio esta de parabens esta divulgando a comunidade na ntegra todas as noticias sobre esse tema.Entedemos que esses vereadores estao cuidando de Correntina como um todo sem deixar desmebrar uma area importante . Fazendo essa lei de distrito EVITA amparada na lei, que a area que esta se perdendo para o estado de Goias saia dessa condiçao, garantindo retorno de impostos para Bahia e dando dignidade aos moradores.Parabens a eles por estarem legislando com responsabilidade!Eunce santos

  2. wesley campos aguiar permalink
    10/05/2011 23:11

    Para esclarecer esta situaçao ,ENTRAREI EM CONTATO COM O PRESIDENTE DA CAMARA ,solicitando uma copia do requerimento 015/2011 e enviarei para a redaçao do blog O EXPRESSO, explicando detalhadamente o conteudo do texto.PARA NAO CRIAR FALSAS EXPECTATIVAS ,com a comunidade tao querida que e´a comunidade do ROSARIO!!!!!!!!!!!VCS MERECEM SABER REALMENTE A VERDADE SOBRE ESTE REQUERIMENTO!!!!!UM ABRAÇO MARADONA!!!!!!!!!!

  3. Beth Lima permalink
    12/05/2011 17:24

    A Bahia, diga-se o municipio de Correntina já tornou Posse-Go, uma super potência do Nordeste Goiano, mesmo que Rosario venha a ser distrito, eu duvido que tudo que os fazendeiros e empresarios contruiram lá mudaram para Rosário.
    Vcs não tem idéia do que a cidade de Posse é hoje, se tornou uma Luiz Eduardo Magalhães, usufruindo da incompetência dos governantes de Correntina em cuidar de suas divisas economicamente.
    Pela manhã é a tarde o fluxo de caminhonetes indo e vindo de Posse é impressionante, Pessoas que vem trabalhar na Bahia, sem falar nos mais de 60 ônibus com funcinários q vem para as fazendas semanalmente.
    Será que alguém do poder Correntinense se atrave a pesquisar isso?
    Façam uma anlise de quantos Goianos vem de Posse todos os dias so para trabalhar no Rosario, enquanto isso margeam as calçadas da nossa querida Correntina, Jovem recem formados que tem poucas chances de trabalho, e poderiam estar aqui se a municipio fizesse um trabalho de inserção social.
    Emquanto isso Posse nos irrita com sua prepotência,usando do nosso dinheiro.
    Que Deus abençõe a todos.

  4. Beth Lima permalink
    12/05/2011 17:25

    Esqueci de acrecentar algo.
    ‘Tudo posso naquele que me fotalece”.

  5. LÚCIO ALFREDO MACHADO permalink
    13/05/2011 0:56

    Senhor Redator,

    A iniciativa que os senhores vereadores estão tomando ou tomarão em defesa e a favor da Vila Rosário com a sua condução à Distrito é no mínimo digna e louvável!
    Esta é uma iniciativa que formalmente ou legalmente já deveria ter sido consolidada. É bom que se diga que se assim não ocorreu ainda, foi por falta de visão administrativa de futuro dos governantes do Município.
    Transformar a Vila em Distrito é um direito real e objetivo, pois além do lastro econômico da atual Vila Rosário ser maior do que o existente na sua Sede, fisicamente o Rosário seja Vila ou Distrito tem uma estrutura comercial maior e melhor do que a de Correntina enquanto Município Sede.
    O que não se admite é que por trás deste objetivo direito possam existir subterfúgios pouco ou nada transparentes que possam macular não o direito, mas, a iniciativa e decisões subsequentes que possam resultar na consecução do atendimento aos interesses reivindicatórios de lideranças da comunidade Rosário.
    Não se aproximar da Vila Rosário e investir nela, dando a contra-partida que ela oferta a Sede do Município é até aqui ou até que se atenda ao óbvio, guindá-la a Distrito de Correntina é um ato de “burrice” administrativa.
    A elevação de Rosário à condição de distrito é irreversível, hoje ou amanhã ela acontecerá. Não praticar esse ato é pensamento mesquinho e baixo daqueles que pensam somente no que enxergam além do nariz, pois um Distrito somente será emancipado após deliberações do Estado e da União.
    Agisse o Governo Municipal para atender essa demanda que abriga toda a consciência do residente na Vila, muitas questões de relacionamento, investimento, empregabilidade,… estariam resolvidas para o bem da comunidade correntinense seja da Vila, seja da Sede.
    Ainda bem que nem todo sono é eterno! E que alguns possam acordar em tempo! Mas esse processo pelo seu significado, pela resistência em torná-lo realidade é preciso ser transparente aos olhos de todo o povo! Para que não ocorram especulações como a que estão a dizer: O Rosário tornar-se-à Distrito por 800mil dinheiros!
    A população do Rosário não precisa comprar a sua dignidade cidadã! Ela é um direito! E havemos todos que reconhecer e dar-lhe a legitimidade merecida, para que Correntina não venha se envergonhar no futuro!
    Lúcio Machado
    Presidente do PP/Correntina-BA

  6. José Olivier permalink
    14/05/2011 10:43

    O Rosário se tornando distrito, seria um boa forma de defendermos nossas riquezas, colocando-as nas mãos das pessoas da nossa terra, pois do muito que aqui é produzido é aplicado em outras regiões, cidades vizinhas se beneficiam da riqueza agrícola do nosso municipio.
    E quem perde é o povo, o mais fraco, pois para que os ricos querem um Rosário melhor? Eles podem mandar seus filhos estudarem em outras cidades, eles nem sequem entram na Vila Rosário, aqui para os ricos fazendeiros é apenas uma passagem, como uma ponte que liga, Posse a suas fazendas. Para eles não faz diferença, mas para o povo que mora aqui seria muito bom que se tornasse distrito para que assim viessem beneficios, imagine um lugar que não existe nem um posto de Correios, é um absurdo as empresas daqui e as fazendas terem seus endereços de correspondência em Posse-Go.
    Os nossos queridos governantes, prefeito e vereadores estão há muito tempo deixando o ouro ir para as mãos erradas, como disse a beth no comentário acima, tudo está indo para o Goiás, enquanto isso o comércio do Rosario perde e o de Posse se esbalda, cada dia de pagamento das fazendas as lojas e supermercados em Posse ficam em alvoroço, coisa que quem mora na sede de Correntina nem faz idéia.
    No fundo todos somos culpados, nossa burrice política em eleger pessoas fracas e incapazes de defender sequer a bandeira do seu próprio estado.
    Em terra de cego quem tem um olho é rei, nesse caso o rei está sendo o Goiás, que logo poderá ter Rosario em seu mapa.

    Parabéns ao sr. Lucio pelo exelente comentário.

  7. eunice dos santos permalink
    15/05/2011 20:24

    publicada em 13/05/2011 às 19:10
    Kelly Magalhães solicita emancipação dos distritos de Rosário e Roda Velha
    Senhor redator gostario se possivel fazer esse comentario,agradeço pela atençao que esta dando a esse tema .Em nome da comunidade agradeçemos a esse jornal,acreditamos que vai ser significativo essa materia;

    A KELLY MAGALHAES.Sr deputada ficamos contentes com o empenho, mas preocupamos com a forma que se coloca A VILA DO ROSARIO nao sei se sabe mas foi feito um requerimento junto a camara de vereadores de Correntina dia 26/04/2011 de n~ 015/2011.Onde os vereadores IEDA,MILTAO,LOURIVAL,protocolaram junto a camara o pedido de que encaminhe as comissoes competentes, o projeto de criaçao do Distrito do Rosario.É bom relembrar como funcionou a criação de municípios na Bahia nas últimas décadas do século passado. Antes do movimento militar de 1964, chamada de “Redentora” pelo saudoso e genial Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo do jornalista e cronista Sérgio Porto, foram criados municípios, em 1962, ficando até 1984 sem qualquer alteração, com num total de 336.Em resumo de lá pra cá, somente foram criados dois municípios: Barrocas e Luis Eduardo Magalhães. Assim mesmo, Barrocas foi recriado, porque o STF extinguiu-o dada a falta de consulta plebiscitária de parte do seu território e LEM quase que vai ao mesmo caminho, pois, não foi feito o estudo de viabilidade.A preocupaçao…Agora que esta preste a se distritar,è hora de tomar essa decisao? Moro no Rosario e a Senhora foi muita bem votada aqui e sabe que nao temos infraestrutura, falta o basico,nossas crianças a que precisa do encino medio estao arriscando a vida na BR 020 indo a Posse estudar,porque começou com muito atraso ,saneamento,ambulancia e ate uma praça pra nao se dizer serviços de extençao de correios e cartorios, etc.Peço que tenha cautela e tb baseia-se na lei pra nao excitar o povo de Correntina contra o Rosario,que apenas busca a sua legalidade e dignidade para seu povo.Precisamos de infraestrutura e educaçao adequada que a sr como representante podera estar buscando junto ao poder publico e nao correr o risco de esta apenas causando falatório demagógico, na tentativa de agradar cada vez mais as partes conflitantes, ficando todos bem na fita perante o eleitorado. Analisa-se, agora, uma dicussão real pela primeira vez acompanhada com documentos pelos moradores.Vale lembrar que ja tivemos outras campanhas mas nem uma prova existencial que ia acontecer.Hoje temos. So pedimos que tome cuidado pra nao nos prejudicar.Pela a sua liderança na Bahia sei que pensa no bem dos cidadaos,e tenha conhecimentos sob a lei de emacipaçao.O Rosario sendo distrito quanto antes e um sonho dos moradores que nao aguentam mais o abadono por parte do poder publico municipal ,penso que pode ajudar muito o Rosario. Eunice Santos

  8. WLISSES OLIVEIRA SILVA NETO permalink
    15/05/2011 22:18

    publicada em 13/05/2011
    Kelly Magalhães solicita emancipação dos distritos de Rosário e Roda Velha
    QUERIA DONA KELLI QUE MOSTRASSE O NUMERO DO REQUERIMENTO E QUAL A BRECHA QUE CONSEGUIU PRA EMANCIPAR O ROSARIO.O QUE PARECE UM BOICOTE DOS POLITICOS QUE QUEREM BOICOTAR MAIS UMA VEZ O ROSARIO. FALA EM EMANCIPAR PARA TIRAR A ATENÇAO DOS MORADORES NA CHANCE QUE TEM DE DISTRITAR.O POVO NAO E BOBO QUEREMOS DISTRITO ,O PREFEITO DIZ QUE SO PODE TRABALHAR NO ROSARIO SE FOR DISTRITO E PEDE AJUDA A SEU PARTIDO PRA TIRAR A IDEIA DE DISTRITO DO ROSARIO…BOA ESTRATEGIA PRA QUEM QUER CONTINUAR EMGANANDO SO NAO ESQUEÇAM O ROSARIO PODE ATE NAO TORNAR DISTRITO NEM EMANCIPAR MAIS QUEM MAIS PERDE E A POPULAÇAO CORRENTINENCE,QUE FICAM DEPENDENDO DE UM CABIDE DE EMPREGO DA PREFEITURA E GARANTE O VOTO CABRESTO…SE FOR VERDADEIRA ESSA NOTICIA MOSTRE DOCUMENTOS E PROTOCOLADOS DEPUTADOS O POVO NAO E BESTA. WLISSES O SILVA

  9. Sangela pereira permalink
    15/05/2011 23:05

    Acrescente-se, por justiça, que o descaso das autoridades municipais para COM O ROSARIO nada tem a ver com a população de CORRENTINA, cuja maioria gosta dO ROSARIO e não quer nos ver a mesma excluída de seu territorio.
    Teriamos com toda a certeza o crescimento e desenvolvimento que todos nós queremos,
    Parabens a Camara Municipal de Correntina e pela a presidencia de Miltao.SANGELA PEREIRA

  10. Antonio Ferreira da Silva permalink
    18/05/2011 10:26

    Queremos que Rosário se torne distrito, só isso para nós basta, essa coisa de emancipar está muito distante da nossa realidade, A nossa querida Correntina, nosso municipio com toda essa força não pode deixar de unir suas forças para que sejamos um só povo. Tem gente de Correntina que mora no Rosário e tem gente do Rosário que mora lá na sede e todos são muito bem tratados, da prazer ir a sede do nosso municipio, além de ser uma cidade com tantas belezas naturais tem um povo que é surpreendente em sua cordialidade e não podemos misturar essas pessoas com o descaso político, o povo tem que estar como sempre esteve a frente das decisões para que o municipio como um todo saia ganhando e que nossas riquesas fiquem na Bahia. E o rosario se tornando distrito e como se fosse um forte, uma muralha para nossa sede, aí sim teremos fronteira que defenda nossos interesses, e assim nossos jovem possam ir trabalhar onde tenham um futuro realista, pois agricultura é o que movimenta o mundo.
    QUEREMOS PESSOAS DE CORRENTINA TRABALHANDO NO ROSÁRIO, VENHAM DEFENDER O QUE É NOSSO….
    AQUI TEM EMPREGO E TEM SALÁRIO BOM, TA NA HORA DE CADA UM DE VCS VIREM BUSCAR O QUE É NOSSO POR DIREITO…
    UM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

  11. tiaodovale permalink
    18/10/2012 17:31

    O Rosário esta abandonado é uma vergonha esgoto a céu aberto,lixo tomando conta das ruas de nossas casa héeeeee poder publico ajuda ai!!!!!!!!!!!!

    • LÚCIO ALFREDO MACHADO permalink
      18/10/2012 18:53

      Senhor Redator,

      A iniciativa que os senhores vereadores estão tomando ou tomarão em defesa e a favor da Vila Rosário com a sua condução à Distrito é no mínimo digna e louvável!
      Esta é uma iniciativa que formalmente ou legalmente já deveria ter sido consolidada. É bom que se diga que se assim não ocorreu ainda, foi por falta de visão administrativa de futuro dos governantes do Município.
      Transformar a Vila em Distrito é um direito real e objetivo, pois além do lastro econômico da atual Vila Rosário ser maior do que o existente na sua Sede, fisicamente o Rosário seja Vila ou Distrito tem uma estrutura comercial maior e melhor do que a de Correntina enquanto Município Sede.
      O que não se admite é que por trás deste objetivo direito possam existir subterfúgios pouco ou nada transparentes que possam macular não o direito, mas, a iniciativa e decisões subsequentes que possam resultar na consecução do atendimento aos interesses reivindicatórios de lideranças da comunidade Rosário.
      Não se aproximar da Vila Rosário e investir nela, dando a contra-partida que ela oferta a Sede do Município é até aqui ou até que se atenda ao óbvio, guindá-la a Distrito de Correntina é um ato de “burrice” administrativa.
      A elevação de Rosário à condição de distrito é irreversível, hoje ou amanhã ela acontecerá. Não praticar esse ato é pensamento mesquinho e baixo daqueles que pensam somente no que enxergam além do nariz, pois um Distrito somente será emancipado após deliberações do Estado e da União.
      Agisse o Governo Municipal para atender essa demanda que abriga toda a consciência do residente na Vila, muitas questões de relacionamento, investimento, empregabilidade,… estariam resolvidas para o bem da comunidade correntinense seja da Vila, seja da Sede.
      Ainda bem que nem todo sono é eterno! E que alguns possam acordar em tempo! Mas esse processo pelo seu significado, pela resistência em torná-lo realidade é preciso ser transparente aos olhos de todo o povo! Para que não ocorram especulações como a que estão a dizer: O Rosário tornar-se-à Distrito por 800mil dinheiros!
      A população do Rosário não precisa comprar a sua dignidade cidadã! Ela é um direito! E havemos todos que reconhecer e dar-lhe a legitimidade merecida, para que Correntina não venha se envergonhar no futuro!
      Lúcio Machado
      Presidente do PP/Correntina-BA

      Senhor Redator,

      Com a intenção de valorizar a reportagem, republico o meu comentário de maio de 2011, ratificando “in totum” o seu conteúdo. Mas vale observar que antes de desejar a emancipação, não se pode ignorar o pré-requisito do “DISTRITO”. E nada mais do que justo que a nobre e digna vereadora “NICE”, recém eleita, representante da Vila Rosário, no Legislativo de Correntina defenda esses interesses, manifestos, mobilize o Rosário, porque em Correntina pessoas idonêas se somarão aos mesmos interesses, porque, entendem e pensam que essa restrição feita a comunidade do Rosário é uma infamia, condensada pela ignorância de alguns. E a isso tem que se dar um basta!

      Lúcio Machado
      Membro da Executiva do PP/CORRENTINA/BA

  12. 05/01/2013 22:30

    PORRA!NÂO ENTENDI ABSOLUTAMENTE NADA,AFINAL DE CONTAS,VÇS SÂO BAIANOS OU GOIANOS?O QUE VÇS QUEREM?MORAM LÁ NO FIM DE MUNDO E NÂO SE DECIDEM.COMENTARIO DE UM BAIANO LEGITIMO.

  13. Danilo Castelo Branco permalink
    09/05/2014 11:11

    calma! tudo ao seu tempo se dará. É preciso entender como tendem as forcas que se manifestam no momento, isso é compreender os interesses.

  14. Cleison sales de oliveira permalink
    13/05/2014 0:30

    Vcs estao comemorando o que rosario sendo distrito baiano se lembram q o execito br fez um medicao da divisa de go e ba e constatou q ba invadiu 10km no territorio go sendo q rosario esta dentro do territorio go comemorando o qmunicipio dos outros ba ate invadiu terras no territorio do to.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: