Pular para o conteúdo

Análises ponderadas da visita de Obama ao Brasil.

21/03/2011

O jornal Washington Post não foi otimista com os resultados da visita de Barack Obama ao Brasil:

“Há desarmonia em vários assuntos importantes. Rousseff, em comentários públicos, gentilmente criticou os Estados Unidos por suas políticas protecionistas. E Obama não endossou o Brasil para uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma iniciativa importante da diplomacia brasileira.”

Já o The Wall Street Journal descreve o surrealismo da situação de Obama viajar ao Brasil em plena declaração de guerra à Líbia, mas entende que o cancelamento da visita daria a entender que o Brasil teria pouca importância geopolítica  País no cenário mundial:

“A viagem serve para a agenda política doméstica da Casa Branca. Membros do governo forçaram na mídia a idéia de que Obama foi para o Brasil para focar as exportações americanas, o que leva [à criação] de empregos para americanos – a maior prioridade dos eleitores. A viagem também marca a convicção de interesses econômicos de longo prazo estão em jogo em uma região na qual o Brasil tem a sétima maior economia do mundo e é uma voz com crescente importância em assuntos-chave da economia, como a guerra cambial internacional.”

A diplomacia brasileira ganhou pontos quando se absteve de votar na questão da Líbia, acompanhando os “brics” Índia, China e Rússia, seus mais importantes parceiros comerciais, bem como o apoio restrito da Liga Árabe, também de importância comercial para o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: