Pular para o conteúdo

O Oeste baiano precisa de uma saída para o mar.

28/02/2011

Navegação na hidrovia Tietê-Paraná, através de eclusas.

A Rede Record transmitiu hoje a primeira de uma série de reportagens sobre o rio São Francisco. Falou-se muito em turismo, em belezas naturais, mostrou-se a hidrelétrica de Xingó, mas não tocou no assunto de que naquele lugar deveria haver uma eclusa para manter o transporte hidroviário ao longo de todo o curso.

Uma ampla mobilização que envolveu os governos federal, estadual e municipais, além de empresas, foi firmada para a recuperação da navegação, em escala comercial, na hidrovia do rio São Francisco. Seminário realizado no dia 10 de junho de 2010, pelo Ministério dos Transportes (MT), em Sobradinho (BA), levantou os gargalos e as soluções necessárias para que a hidrovia possa ser ativada e passe a ser rota de transporte, principalmente de fertilizantes e grãos.

Dizia-se na época que a hidrovia receberia investimentos do PAC 2, que incluiria a construção de estaleiros e portos. De acordo com o coordenador-geral do Departamento de Transportes Aquaviários do Ministério na época, Edison de Oliveira Vianna Jr., eram previstos investimentos de R$ 399 milhões até 2014 na hidrovia, que sai de Pirapora e segue até Juazeiro, perfazendo o total de 1.371 quilômetros. “Os recursos serão utilizados principalmente para a implantação de três terminais de carga, dragagem, derrocamento e sinalização”, dizia a autoridade.
Agora, com o esvaziamento da Ferrovia Oeste Leste e após concluirmos que era mesmo pura propaganda política aquelas cerimônias de ordem de serviço e inauguração de pedras fundamentais, a esperança do agronegócio para a implantação do transporte hidroviário deve ser mantida.

O Oeste baiano precisa de uma saída para o mar. Que seja viável economicamente e não dependa de arroubos de políticos.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: