Pular para o conteúdo

O voto curraleiro perde importância.

15/10/2010

Se o blog “Amigos do Presidente Lula”, um dos mais antigos e mais raivosos da imensa rede de blogueiros do PT, afirma que “a luta agora é voto a voto”, acredito realmente que a campanha de Dilma Rousseff realmente subiu no telhado. Dilma caiu principalmente no Nordeste e está perdendo a corrida presidencial em estados onde ganhou no primeiro turno, como o Rio Grande do Sul, significativo colégio eleitoral.

O PMDB, derrotado pelo PT em vários estados, como no próprio Rio Grande e na Bahia, liberou seus cabos eleitorais e eleitores. E o voto dos verdes oscila perigosamente no rumo de Serra.

A radicalização de Lula nos seus pronunciamentos pode ajudar Serra e o pragmatismo agressivo de Lula pode aumentar a rejeição à sua candidata. Até grandes festas religiosas como a de Juazeiro, prevista para o dia 31, preocupa os dirigentes da campanha de Dilma.

Outro fator importante, a entrada das chuvas em todo o Centro Oeste, no Norte e parte do Nordeste também é fator de preocupação. A aceitação de Dilma nas camadas dos mais pobres é evidente e a chuva prejudica com relevância o deslocamento desses eleitores até as urnas. A abstenção deverá ser fator relevante em 31 de outubro, até porque os cabos eleitorais financiados pelos candidatos a deputados não estarão mais atuantes. O voto curraleiro perde importância.

Um bom exemplo é a cidade de Luís Eduardo Magalhães: alguém conseguiu ver nos últimos dias algum tipo de propaganda eleitoral na cidade?

Vale a pena fazer uma visita ao Blog do Josias e ler com atenção o artigo “Em crise, campanha de Dilma vive o seu pior momento”.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: