Pular para o conteúdo

Aleluia confirma suspeita de fraude em pesquisas eleitorais.

29/08/2010

Ari Carlos junto ao candidato Jaques Wagner.

O candidato ao Senado pela coligação “A Bahia Merece Mais”, José Carlos Aleluia (DEM), confirma a suspeita sobre a última pesquisa eleitoral do Ibope. A denúncia foi publicada na coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, neste domingo (29/08).

“É muito estranho o fato de a pessoa responsável pela empresa terceirizada pelo Ibope para realizar a pesquisa na Bahia ter antecipado o resultado no início da tarde da última quarta-feira, dia 25, dois dias antes do anúncio oficial, quando o período de apuração, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, é de 21 a 27 de agosto”, diz.

Aleluia destaca ainda que o governador Jaques Wagner, na quinta-feira, dia 26, durante o comício, revelou um percentual de intenção de voto igual ao que seria divulgado oficialmente pelo Ibope, no dia seguinte. “A Justiça Eleitoral precisa tomar imediatamente alguma medida com relação às pesquisas eleitorais. Já foi denunciado que as sondagens estão sendo registradas sem informar os municípios pesquisados nem o número de entrevistados. E agora surge este indício de manipulação”, afirma o candidato democrata.

A empresa terceirizada pelo Ibope para realizar a pesquisa eleitoral na Bahia foi o Inpei – Instituto de Pesquisas Estatísticas e Informações. Seu responsável é Ari Carlos. Na quarta-feira, dia 25, acompanhado do deputado Luiz Argolo, aliado do governador Jaques Wagner, Ari Carlos encontrou com assessores de Aleluia, no início da tarde, por volta das 13 horas, no hangar da Aerostar, no Aeroporto de Salvador.

No encontro, ocorrido antes de terminada a apuração da pesquisa, Ari Carlos revelou aos assessores de Aleluia o resultado da sondagem eleitoral. “Os números revelados foram os mesmos divulgados oficialmente na última sexta-feira, pelo Ibope”, diz Aleluia. Para ele, a antecipação do resultado quebra o contrato de confidencialidade do fornecedor com o Ibope. “Se a empresa terceirizada não respeita quem lhe contrata, que credibilidade tem a coleta de dados que ela faz”.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: