Pular para o conteúdo

Serra mantém vantagem no Sul do País.

24/06/2010

Nos sertões nordestinos, onde a aposentadoria rural e o programa Bolsa Família fazem a maior parte da renda, a candidatura de Dilma Rousseff ganha vantagem excepcional.

O detalhamento da pesquisa CNI/Ibope que mostrou Dilma Rousseff (PT) cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB) mostra que o tucano mantém vantagem sobre a petista apenas no eleitorado da região Sul e, no resto do País, na faixa da população com renda per capita de mais de 10 salários mínimos ao mês.

No Sul, onde Dilma construiu sua carreira política, Serra tem 42% das intenções de voto contra 34% da petista, de acordo com o Ibope.

No Sudeste, onde Serra foi prefeito e governador, e onde sustentava vantagem até então, a situação agora é de empate dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais (37% a 36% para Dilma).

No Nordeste, Centro-Oeste e Norte, a petista está na frente com vantagens que vão de seis a 17 pontos percentuais.

Nos dados gerais, Dilma tem 40% das intenções de voto contra 35% de Serra. Marina Silva tem 9%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre sábado e segunda-feira (a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 16.292/2010).

Já o eleitorado mais rico (renda per capita superior a 10 mínimos) registra a maior vantagem pró-Serra, de 16 pontos percentuais (43% a 27%).

É nessa faixa que Dilma encontra sua mais alta rejeição: 41% dessa fatia diz que não votará na petista de jeito nenhum, contra 23% da média geral do eleitorado.

3 Comentários leave one →
  1. Andréia permalink
    25/06/2010 8:04

    E uma das duas tá bem na foto! Qual será???

  2. Paulo permalink
    25/06/2010 18:16

    E seguem os comentários facistas que querem fazer crer que o Sul “letrado” vota melhor que o Nordeste desnutrido… o que ocorre, senhores, é que, como já afirmara um importante economista da UFRJ (certamente não tardará para que o email chegue às vossas caixas), o Presidente Lula elevou parte considerável da população pobre (dos estados mais pobres do Brasil) a um patamar muito melhor que o neoliberalismo de Collor e FHC foram capazes de fazer.
    Milton Santos, um grande intelectual brasileiro e baiano (nordestino, portanto) já afirmou: a nossa classe dirigente é letrada, mas está longe de ser culta. E afirmou mais: o futuro está entre os pobres, entre os que vivem a experiência da escassez. Ao ler textos como o que está aqui escrito, sou levado a concordar com o grande nordestino M. Santos.

  3. jornaloexpresso permalink
    25/06/2010 21:29

    Calma, companheiro: é a pesquisa que constata que o Sul vota com Serra. No Rio Grande do Sul ainda temos uma explicação plausível, pois os governos do PT no Estado e na Prefeitura de Porto Alegre foram definitivamente desastrosos. Assim como os gaúchos agora rejeitam a governadora do PSDB, também por um governo tumultuado.
    Por outro lado, Vossa Senhoria não tem outorga, talvez nem envergadura histórica, para saber das lutas deste jornalista contra os governos da Ditadura, para levianamente rotulá-lo como fascista (esta é a grafia correta da palavra).
    Lula não só é condenado pela lista meridiana de escândalos de corrupção. Lula é mais condenado pelo que deixou de fazer – educação e saúde, por exemplo – pelo que efetivamente fez. E merece a aprovação da maioria do povo, escrava do assistencialismo ignóbil e curraleiro. Aos pobres, não se deve dar apenas a esmola mensal, mas principalmente a oportunidade de educar-se e fazer a sua própria trajetória inclusiva.
    Agradecemos sua oportuna participação neste singelo veículo de comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: