Pular para o conteúdo

E agora, Luiz Inácio?

08/06/2010

O jornalista Fernando Dantas, do jornal O Estado de São Paulo, adiantou nesta segunda-feira que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira, 8, o resultado do PIB do primeiro trimestre, com a projeção média do mercado apontando um crescimento de 2,5% comparado ao trimestre imediatamente anterior (na série expurgada de variações sazonais), o que significa um ritmo anualizado de 10,2%.

Com esse anúncio, o Brasil deve registrar, a partir do segundo semestre de 2009, o período de crescimento econômico mais rápido desde o plano Real. Mesmo que a expansão do PIB de janeiro a março, comparado com o trimestre imediatamente anterior, em bases dessazonalizadas, venha no piso das expectativas de mercado, de 2,2%, a economia terá dado um salto de 6,1% em nove meses – isto é, na comparação com o PIB do segundo trimestre de 2009. No plano Real, o PIB do primeiro trimestre de 1995 foi 10% superior ao do segundo trimestre de 1994. Leia mais no link acima.

Agora, com o crescimento acima das expectativas, o Governo vai ter que segurar os gargalos da infra-estrutura: serviços, portos, energia, estradas, aeroportos, principalmente.A primeira providência vai ser mesmo aumentar juros. O que não deixa de ser uma sacanagem com os empreendedores e contribuintes e uma benesse para os bancos.

One Comment leave one →
  1. 08/06/2010 11:57

    Concordo com o Ministro da fazenda, que o Brasil não suporta o crescimento de acima de 10%.

    Com certeza, como bem dito, iremos sofrer impactos de politicas anti-consumo, e com certeza a volta do IPI que foi reduzido e alguns subsidios vão voltar a ativa, consequentemente aumentando os juros.

    Não temos pra onde escapar. Na contra partida, evitaremos o aumento da inflação!

    Há males que virão para o bem… (assim espero)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: