Pular para o conteúdo

Um sinal de vida em Cuba: Generación Y

30/11/2009

Yoani Sánchez, uma voz contra a ditadura de CubaQuem quiser conhecer alguma coisa sobre o que está acontecendo em Cuba, deve dar uma olhada no blog Generación Y, de Yoani Sanchez. A moça é filóloga, escreve sobre tudo que é possível escrever – o blog é bloqueado em Cuba, claro – e reproduz até uma entrevista com Barack Obama, o presidente americano. Ela escreveu recentemente um livro chamado “De Cuba, com carinho”, mas certamente não vai ter condições de autografá-lo no Exterior e muito menos em Cuba. Sair daquela ilha é um problema.

Yaoni Maria Sánchez ganhou o Prêmio de Jornalismo Ortega y Gasset em 2008, foi considerada pela revista Time “uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, ganhou a distinção da Times como um dos 25 melhores blogs do mundo, o jornal “El Pais” a indicou como um dos 100 hispanoamericanos mais notáveis do mundo e a revista Foreign Policy como uma das 10 intelectuais mais importantes do ano, além de outros.

Mais interessante ainda é a relação de blogs criados em Cuba e como pode ser transmitida toda a verdade sobre aquela ditadura sem sofrer cerceamento.

Isso que fizeram com o blog da moça – ela vive de aulas particulares, o que também é crime em Cuba – é o que o Governo brasileiro quer fazer no Brasil: não gostou, bloqueia o blog. Ou melhor: manda o provedor tirar da web, pressionando-o com as ferramentas usuais.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: