Skip to content

Prazo para transferir título vai até 9 de maio.

16/01/2012

O prazo para fazer ou transferir o título de eleitor para Luís Eduardo Magalhães vai até o dia 9 de maio, devido à eleição de 7 de outubro que elegerá prefeito e vereadores para o município em 2013.

Para fazer ou transferir seu título de eleitor, o morador deve ir até o cartório eleitoral, localizado do Fórum da cidade, portando uma cópia e a original da carteira de identidade e um comprovante de residência de pelo menos três meses.  Quem deixou de votar ou justificar em eleições anteriores deve pagar a multa de quitação de sua dívida com a justiça eleitoral. O eleitor pode saber sua situação no cartório eleitoral.

Ter seu título de eleitor e votar é um exercício da cidadania e os jovens acima de 16 anos já podem participar. Contudo, muitos eleitores não dão a devida importância para o seu voto. De acordo com os dados da depuração do cadastro eleitoral do ano passado do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, só em 2011 foram cancelados mais de cem mil títulos de eleitor em todo o estado, devido aos débitos com a justiça eleitoral.

Os recursos federais repassados aos municípios levam em conta o número da população e também o número de eleitores. Segundo os dados do IBGE, a população de Luís Eduardo Magalhães em 2010 era de 60.105 habitantes. Apesar disso, só há 30.349 eleitores na cidade.

Mesmo com o prazo para a transferência e os antológicos brasileiros que deixam a regularização para a última hora, o colégio eleitoral de Luís Eduardo deve beirar os 35 mil eleitores, 40% a mais que em 2010. Como a taxa histórica de abstenção está em torno de 20%, 28 mil eleitores decidirão os destinos do Município para os próximos quatro anos.

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. Valéria permalink
    24/02/2012 8:07

    QUERO SABER ATÉ QUANDO POSSO TRANSFERIR O MEU TÍTULO DO RIO DE JANEIRO, PARA O MUNICIPIO DE SAQUAREMA-RJ?

  2. Ilna Caribé Santos permalink
    04/05/2012 13:01

    Gostaria de saber a respeito da transferencia de titulos,sendo que meu companheiro e seu filho que morava em outro estados podem transferir o titulo apresentado os dado da minha residencia,Pois ja estamos convivendo a mais de 2 anos,e pretendo me candidatar ao cargo de vereadora.

  3. edson permalink
    18/05/2012 12:12

    queria saber se ainda ha como transferir meu titulo de outro estado para o estado deo rio de janeiro

    Nota da Redação:
    Agora, Edson, só depois das eleições de outubro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 123 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: